sábado, 6 de junho de 2009

Projeto

Informática Educativa II :: Projeto de Aprendizagem

Título: ARTE BIZANTINA

Nome do Aluno:

Grupo ZOOM

Adriana Cristina Di Candia
Francisco Marques Junior
Nadejda Barbosa Pinto Neves Pinheiro
Sandra da Silva

Disciplina e anos envolvidos:

Artes, História, Matemática e Informática
8º Ano de Escolaridade do Ensino Fundamental (7ª série)

Tema central:

Arte Bizantina e Romana

Temas de apoio:

• Polígonos: construção e propriedades.
• História e arte bizantina - função dos mosaicos no contexto histórico.
• Mosaicos na Arte Bizantina.
• Localização Geográfica.
• Associação dos mosaicos às imagens produzidas na tela por meio de pixels.

Justificativa:

Os temas relacionados a geometria tem sido tratados de maneira isolada, extremamente axiomática sem referenciais nos contextos histórico e artístico. Por muito tempo o processo de ensino e aprendizagem estava associado apenas a valores conceituais, passado através de métodos tradicionais e em poucos momentos utilizado a criatividade , prazer em aprender e construir em sala de aula. Este projeto visa resgatar o potencial criativo da geometria além de levantar discussões acerca da influência dos símbolos e imagens sobre uma sociedade, num contexto interdisciplinar.
"Educar é um valioso presente, não um duro dever."
Albert Einstein

Objetivos gerais e específicos:

GERAL:

• Espera-se que o aluno tenha espírito de participação, atuando em colaboração com os colegas durante a pesquisa e atitude criativa na produção de seus mosaicos.
• Estabelecer relações mais amplas da história da arte com um determinado período histórico.
• Construção do conhecimento histórico associado a arte e matemática.
• Contribuir para o desenvolvimento de processos de pensamento e aquisição de atitudes;

ESPECÍFICOS:

• Questionar e refletir sobre o uso de símbolos e imagens e sua influencia sobre a sociedade.
• Elaborar seu próprio mosaico explorando suas caracteristicas geométricas, observando formas, propriedades, áreas e relações.
• Reconhecer a arte dos mosaicos como uma forma de expressão artistíca importante no Império Bizantino.


Enfoque pedagógico :
Sócio-Interacionista

Recursos tecnológicos:

Pesquisa de imagens na Web:
http://images.google.com.br

Pesquisa de dados na Web:
www.google.com.br

http://www.brasilescola.com/historiag/arte-bizantina.htm

Apresentação de slides:
Slide share

Criando mosaicos online :

http://www.gwydir.demon.co.uk/jo/mosaic/index.htm
http://www.mosaicsoftheworld.com
http://gwydir.demon.co.uk/jo/mosaic/index.htm

Software gráfico para desenho de polígonos:
Super logo ( UNICAMP)

Câmera Digital.
http://www.brasilescola.com/historiag/arte-bizantina.htm


Etapas e suas estratégias de realização:

1. Estudo do contexto histórico
2. Pesquisa de imagens
3. Estudo das propriedades dos polígonos
4. Construção de polígonos no software educacional super logo
5. Re-criação de mosaicos
6. Exposição de mosaicos feitos pelos alunos
7. Divulgação dos trabalhos realizados através de fotos expostos na internet em blog e em murais da escola.
8. Discussão: Como uma foto digital é formada na tela?

Definição de papéis:

Os alunos deverão discutir o tema, pesquisar imagens, simular seus próprios mosaicos , selecionar e elaborar os trabalhos para exposição nos murais e em blogs.


Sites e bibliografia de apoio:

http://gwydir.demon.co.uk/jo/mosaic/examples.htm
http://images.google.com.br
http://www.undergoogle.com/blog/2008/01/coloque-slides-do-google-presentation-em-seu-site.html
http://veja.abril.com.br/especiais/natal_digital_2005/p_022.html

Coleta de dados:

Pesquisa na web e em bibliotecas

Seleção do material:

Feito pelos próprios alunos com o acompanhamento do professor.


Programação visual:


Projeção de slides;

Imagens e textos impressos (livros e revistas);
Computadores, televisão, data show.

Meios para a execução:

• Aula expositiva;
• Apresentação de slides sobre o tema, discussão e debate em sala de aula ou auditório;
• Criação dos mosaicos em sala de aula;
• Criação de mosaicos on line - laboratório de informática;
• Exposição dos mosaicos em painéis e murais nos corredores da escola;
• Pesquisa de imagens na web e posterior divulgação das fotos dos trabalhos, no laboratório de informática ou/ e através de um data show localizado na entrada principal da escola.
• Pesquisas adicionais na biblioteca da escola.


Avaliação:

Através da realização das atividades propostas, do interesse do aluno e participação;
Através da integração dos participantes do grupo;
Através dos debates e da culminância final do trabalho desenvolvido pelos alunos.

Cronograma:

• Estudo do contexto histórico - 3 h/ aula
• Pesquisa de imagens - 2h/ aula
• Estudo das propriedades dos polígonos - 3h/ aula
• Construção de polígonos no software educacional super logo - 2h/aula
• Re-criação de mosaicos 3h/ aula
• Exposição de mosaicos feitos pelos alunos - tempo indeterminado
• Divulgação dos trabalhos realizados através de fotos expostos na internet em blog e em murais da escola. - tempo indeterminado
• Discussão: Como uma foto digital é formada na tela? 2 h/ aula

Considerando uma turma do 8º ano do ensino fundamental com carga horária igual a cinco tempos semanais, o projeto todo seria desenvolvido em três semanas com o auxílio dos professores das disciplinas envolvidas.
A apresentação do trabalho / culminância fica aberta por tempo indeterminado, pois não necessita de aulas para acontecer.

2 comentários:

Adriana Di Candia 9 de junho de 2009 às 12:46  

Oi Sandra,ficou muito bom o blog do grupo.

Chicão 9 de junho de 2009 às 16:20  

Realmente ficou muito bom, concordo com Adriana.

Postar um comentário

<<
Desenvolvido pelo Grupo Zoom em Junho de 2009

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO